noticias783 Seja bem vindo ao nosso site Sertão Online - A Informação em Tempo Real!

Pernambuco

Adutora de Negreiros leva mais água para o Sertão do Araripe

Publicada em 03/06/2026 às 21:01h | Por Hélio Coutinho 

Compartilhe nas redes sociais

Adutora de Negreiros leva mais água para o Sertão do Araripe
 (Foto: Reprodução)


Uma nova realidade de abastecimento está sendo construída para benefício de 11 municípios do Sertão do Araripe, que deixarão para trás regimes severos de distribuição. Isso será possível graças à implantação da Adutora de Negreiros, empreendimento que garantirá sustentabilidade hídrica para os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, beneficiando cerca de 420 mil pessoas. Na etapa inicial, estão sendo elaborados os projetos básico e executivo para o assentamento das adutoras ainda neste mês de junho. A iniciativa integra o Programa Águas de Pernambuco, do Governo do Estado, com investimento de R$ 300 milhões.

As tubulações que serão utilizadas na obra já começaram a chegar ao canteiro instalado no município de Parnamirim. Até o momento, foram recebidos 12 mil metros de tubos para execução da adutora, dos 82 mil metros previstos no projeto. As intervenções preveem ainda a construção de um reservatório, estação elevatória e instalação de uma balsa flutuante para captação de água no reservatório de Negreiros, estrutura integrante do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. A gestão da obra será realizada pela Compesa, com prazo contratual de 20 meses.

A Adutora de Negreiros terá capacidade de transportar 500 litros de água por segundo. Somada ao volume do Sistema Adutor do Oeste, que atualmente atende de forma limitada a região, a nova estrutura garantirá vazão suficiente para promover melhorias significativas no abastecimento de água da população do Sertão do Araripe. Atualmente, a maioria dos municípios convive com calendários de abastecimento que chegam a até 22 dias sem água. “A obra representa um passo fundamental para a consolidação da segurança hídrica da região, promovendo mais qualidade de vida, redução das vulnerabilidades e estímulo ao desenvolvimento econômico dos municípios”, destacou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Sertão Online - A Informação em Tempo Real
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (87)99169-2204
Visitas: 107338 Usuários Online: 10
Copyright (c) 2026 - Sertão Online - A Informação em Tempo Real
Converse conosco pelo Whatsapp!