
A governadora Raquel Lyra decretou, nesse sábado (2), situação de emergência em 27 municípios afetados pelas chuvas.
O documento está publicado em edição extra do Diário Oficial, com prazo de 180 dias.
O decreto é importante para acelerar a execução de ações emergenciais e solicitação de apoio e investimentos ao governo federal.
O anúncio também foi feito aos prefeitos dos municípios atingidos durante reunião virtual na tarde de sábado.
No encontro, com a participação do diretor do Departamento de Restabelecimento e Reconstrução da Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão, também foram apresentadas pela governadora as ações estaduais na assistência às famílias impactadas.
Participaram da reunião prefeitos da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte.
O decreto de situação de emergência também considera que os habitantes dos municípios afetados não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados pelas inundações.
Outros municípios ainda podem ter estado de emergência reconhecido pelo Governo do Estado após novas avaliações.
Confira a lista dos municípios em situação de emergência:
1 - Abreu e Lima
2 - Aliança
3 - Araçoiaba
4 - Buenos Aires
5 - Camaragibe
6 - Goiana
7 - Glória do Goitá
8 - Igarassu
9 - Ilha de Itamaracá
10 - Ipojuca
11 - Itambé
12 - Itapissuma
13 - Jaboatão dos Guararapes
14 - Limoeiro
15 - Moreno
16 - Nazaré da Mata
17 - Olinda
18 - Passira
19 - Paudalho
20 - Paulista
21 - Pombos
22 - Recife
23 - São Lourenço da Mata
24 - São Vicente Férrer
25 - Timbaúba
26 - Vicência
27 - Vitória de Santo Antão