
O Hemocentro de Ouricuri deu início à campanha "Junho Vermelho", uma mobilização nacional que busca conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue e incentivar novos doadores a contribuírem com esse gesto que salva vidas.
Com o tema do "Arraial da Doação de Sangue", a unidade preparou uma programação especial para receber os voluntários durante este mês, período em que tradicionalmente os estoques de sangue costumam apresentar redução devido às festas juninas e ao aumento das viagens.
A nossa reportagem conversou com a assistente social Clétissa, que destacou a relevância da campanha para garantir o abastecimento dos bancos de sangue da região.
Segundo ela, a doação de sangue é um ato simples, rápido e seguro, mas que pode fazer toda a diferença para pacientes que necessitam de transfusões em hospitais e unidades de saúde.
"Estamos convidando toda a população do Araripe para participar dessa corrente de solidariedade. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Precisamos manter os estoques abastecidos para atender às demandas dos hospitais da nossa região", ressaltou Clétissa.
A campanha também busca sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de doar sangue regularmente, e não apenas em situações emergenciais. Durante o Junho Vermelho, a equipe do HEMOPE estará promovendo ações de conscientização e acolhimento aos doadores.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis), pesar acima de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto.
O HEMOPE de Ouricuri reforça o convite para que a população participe do Arraial da Doação de Sangue e ajude a manter os estoques em níveis seguros. Um gesto de poucos minutos pode representar uma nova chance de vida para quem mais precisa.
Doe sangue. Doe esperança. Doe vida.