
Na manhã do sábado, 30 de maio, a comunidade católica foi atingida com a notícia da profanação (Ato de tratar com desrespeito, violar ou desonrar algo que é considerado sagrado ou digno de veneração. É o equivalente a um sacrilégio.
Por volta das 11h da manhã foi descoberto que naquela data, o sacrário (Local considerado o “coração” da igreja católica, pois abriga a presença real de Jesus Cristo. Quando a luz vermelha ao seu lado está acesa, indica que o Santíssimo Sacramento está guardado havia sido profanado, roubaram a âmbola do sacrário com as hóstias e posteriormente as hóstias consagradas foram localizadas às margens da BR 316, sentido a cidade de Trindade.
Devido essa ocorrência de sacrilégio, toda a programação do sábado e apedido do Bispo, Dom José Vicente, as paróquias se reuniram para a celebração da Missa de reparação, toda cidade junta.
Das 17h às 19h aconteceu a Adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz de São Sebastião e às 19h30min a Missa de Reparação e Procissão.
Na Santas Missa celebradas neste domingo, 31 de maio, que voltaram ao normal, os celebrantes comentaram sobre o ocorrido e pediram oração dos fieis para o perdão dos pecados do (s) praticante (s) da profanação, ato de tratar com desrespeito, violar ou desonrar algo que é considerado sagrado ou digno de veneração. É sinônimo de sacrilégio.