
Um estudo apresentado no congresso anual da European Association for the Study of Diabetes (EASD), em Viena, aponta que medicamentos utilizados no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, podem provocar alterações no paladar de pacientes.
A pesquisa, realizada por cientistas da Alemanha e da Áustria, foi publicada na revista científica Diabetes, Obesity and Metabolism. Segundo os dados, cerca de 20% dos usuários relataram sentir os alimentos com sabores mais intensos, como mais doces ou mais salgados, após o início do tratamento.
De acordo com o endocrinologista Othmar Moser, que liderou o estudo, os medicamentos parecem influenciar tanto as papilas gustativas quanto áreas do cérebro relacionadas à percepção de sabor e à sensação de recompensa. A alteração no paladar estaria relacionada também a uma redução do apetite e à sensação de saciedade precoce em parte dos pacientes.
Apesar disso, os especialistas ressaltam que a perda de peso não ocorre exclusivamente por causa dessas mudanças sensoriais. Segundo os pesquisadores, o emagrecimento está associado a uma série de fatores, como metabolismo, hábitos alimentares, prática de atividade física e até mesmo predisposição genética.
No Brasil, os três medicamentos mencionados têm autorização da Anvisa para uso no tratamento da obesidade.
Fonte: G1